
Ecojardim

Actualmente os novos desafios ambientais levam a repensar todo o tipo de intervenções na paisagem, nas suas várias escalas. Ao nível dos espaços verdes os desafios centram-se principalmente na redução do consumo hídrico, na minimização do desgaste do solo e também na redução da utilização de espécies exóticas.
Neste sentido, a arqOUT desenvolve um novo princípio de desenho e concepção, o ECOjardim, que concilia a vertente científica e a criatividade do arquitecto paisagista.
​
ECOjardim é uma marca de jardins inspirados na Paisagem.
​
​
Da Paisagem para o Jardim
​
Os jardins de vegetação autóctone desenvolvem-se ricos em espécies, apresentando diferentes aromas, cores, texturas e floração. Não são espaços sem flor, nem sem qualidade estética, são jardins com menos exigências de água, menos necessidades de mão-de-obra, pesticidas e fertilizantes.
As estações do ano são reveladas pelo estado de desenvolvimento dos vários estratos, e as épocas de floração e frutificação são distribuídas de forma equilibrada ao longo do ano, o que dota cada lugar de uma qualidade cénica única.
A sua integração na paisagem é equilibrada e surge em continuidade com a sua envolvente. O jardim com autóctones contribui para o desenvolvimento da fauna local, permitindo faça parte do ecossistema em que se insere.
Um jardim constituído por vegetação autóctone é mais equilibrado e tem maior capacidade de adaptação às condições naturais, fomentando a biodiversidade, a gestão equilibrada dos recursos e a unidade de paisagem.
​





